Curso de Vivências Práticas de Justiça Restaurativa - Exercícios práticos para Facilitadores

FORMAÇÃO ONLINE COM CERTIFICAÇÃO

6 encontros online, 1 vez por semana, com 3 horas de duração cada.

CONTEÚDO

MÓDULO 1

- Como apresentar a Justiça Restaurativa para convidar os participantes?
- Exercitando o convite para participação num encontro Circular
- Construindo Perguntas Geradoras de Reflexão para Círculos de Construção de Paz
- Pensando as Perguntas Geradoras em três dimensões: Criando conexão, falando do tema, prospectando esperança - para diversos temas e objetivos
- Preparação do Facilitador antes dos encontros

 

MÓDULO 2

- Vivenciando um conflito escolar no papel do Facilitador, do Aluno e da Direção da escola
   Construindo e vivenciando o Círculo Restaurativo (ou VOC - encontro vítima x ofensor x comunidade)

- Criando o procedimento completo, desde o convite até a entrevista nos pré-circulos, o círculo em si e o pós círculo (vivência entre todos com diversos papéis)
- Quando as partes recusam o convite, o que fazer? E Quando apenas uma das partes recusa? 


MÓDULO 3

- Construindo um atendimento em processos circulares para cuidar de um caso de separação de casal, litigioso (com pedido de guarda, alimentos e visitas)
  O caso
  A preparação dos facilitadores
  As partes e os convites
  Construindo as etapas 
  Vivenciando os procedimentos


MÓDULO 4

- Construindo um atendimento em processos circulares para cuidar de um caso envolvendo agressão e danos
  O caso
  A preparação dos facilitadores
  As partes e os convites
  Construindo as etapas 
  Vivenciando os procedimentos

MÓDULO 5

 

- Construindo um procedimento restaurativo em caso que se enquadraria nos atendimentos do Juizado Especial Criminal , crimes de menor potencial ofensivo (onde se busca com rapidez e informalidade, a reparação do dano sofrido pela vítima; a transação penal; a suspensão condicional do processo e, em último caso, uma possível condenação). Você atuando como vítima, como autora , como advogada ou como facilitador (a).

MÓDULO 6

- Compreendendo os projetos e programas para utilização da Justiça Restaurativa na Violência Doméstica e nos crimes de Racismo.
Estudos e exercícios de casos.

Início em SETEMBRO/2021, nos dias 01, 08,15, 22, 29/09 e 06/10, das 18h30 às 21h30.

​CLÉO GARCIA - Advogada , pesquisadora, facilitadora e instrutora de práticas restaurativas, atuante nas áreas criminal e de família,  Vice Presidente da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB Campinas, Membro e Secretária Executiva  do Conselho Municipal de Campinas - COMPAZ , Presidente da SOS Ação Mulher e Família, atua em projetos de Justiça Restaurativa junto à comunidade e escolas.

​DANI RAFAEL - Pesquisadora nas áreas de liderança, comunicação e desenvolvimento humano. Facilita grupos utilizando a pedagogia da cooperação e comunicação não violenta pelo empatia123. Desenvolve projetos sociais pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp. Participou da organização do Festival da Empatia.

FABIANA REGINA B. SALATEO - Socióloga, advogada, professora universitária, mediadora de conflitos, facilitadora de práticas restaurativas e de constelação familiar, membro da Comissão de Justiça Restaurativa, e da Comissão de Mediação da OAB Campinas; membro suplente do Conselho Municipal de Cultura de Paz de Campinas – COMPAZ

DATAS
QUEM SOMOS