Justiça Restaurativa em Escolas, Empresas ou Instituições

A Justiça Restaurativa é uma forma alternativa e diferente do sistema tradicional de justiça, com objetivo de prevenir a violência e a criminalidade nas relações em diversos contextos, através da resolução de conflitos de uma forma construtiva, transformadora e pacífica, baseando no princípio de que a vítima, o ofensor, a instituição/empresa e a comunidade devem compartilhar essa busca por uma solução do conflito através do diálogo e, progressivamente, inserir uma cultura de paz, com mudanças de uma visão punitiva para uma visão restaurativa, substituindo a culpabilidade pela responsabilidade. 


Ao desenvolvermos um programa restaurativo em um ambiente (seja escolar, de trabalho ou religioso), temos como objetivo sensibilizar a todos com esse novo modelo de justiça, preparar facilitadores que realizem os procedimentos restaurativos com os membros da comunidade e promover a integração e articulação de técnicas restaurativas e de espaços de resolução de conflitos nesses ambientes.  


A cultura e as práticas Restaurativas proporcionam às partes envolvidas num conflito, uma satisfação e esclarecimentos através de diálogos, transformando essas situações em relações onde se trabalha a cooperação e construção de soluções. 

 

 

 

 

 

 

Conflitos são discordâncias e como tal, carregam conotação negativa e podem a vir se tornar maléficos ao ambiente coorporativo.

O olhar imparcial e construtivo dirigido ao conflito e a seus atores pode trazer respostas importantes, levar à criação de soluções com surpreendentes resultados para a corporação.

Abordar animosidades explícitas ou veladas entre colaboradores e/ou departamentos, fazendo com que as partes exponham suas razões de maneira clara e construtiva, faz emergir a empatia e a auto responsabilização, promovendo a sinergia para o objetivo maior, qual seja, o alcance dos objetivos da instituição.

Essas práticas também permitirão a todos os envolvidos, maior conexão entre si, desenvolvendo o sentido de pertencimento,  inclusão,  respeito, participação e valorização de cada profissional. 


Quer saber mais? Contate-nos!

Contate-nos

Se tem alguma dúvida ou precisa de alguma informação, escreva pra gente.

Sucesso! Mensagem recebida.

Rua José Paulino, 1244, sala  43 - Campinas, SP 13013-903  |  Tel: (19)99583-5486   |  Email: institutopotencialidades@gmail.com