Sabemos que muitos como nós têm se empenhado em divulgar a Justiça Restaurativa e
como é necessário esse engajamento para que chegue ao maior número possível de
pessoas! Porque a Justiça Restaurativa é algo tão incrível, tão potente como
transformação pessoal e comunitária, tão bonito e humano! É uma mudança na forma de pensar, uma mudança em nossas posturas e uma revisão de nossas crenças, e como toda boa semeadura, isso leva tempo…. E nós queremos semear JR para que TODOS (não somente alguns) colham e se beneficiem.


E os frutos dessas sementes serão:

ENTENDIMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO,
CONEXÃO, EMPATIA, AUTORRESPONSABILIDADE, HUMANIDADE E PAZ
.


Nós percebemos que a Justiça Restaurativa ainda é muito restrita às pessoas que fazem parte de instituições ligadas à Educação e ao Sistema Judiciário. Entendemos que se a sociedade como um todo não conhecer e não entender o que é, a Justiça Restaurativa não se espalhará e o sentido de comunidade, conexão e humanidade (que ela traz) não será atingido. E queremos atingir TODAS as pessoas, em toda a sua diversidade, de todas as origens, de todos os níveis de educação (básico, médio, superior), de todas as profissões, de qualquer instituição.


É necessário saber o que é, como atua em cada um e no coletivo, para compreender
todos os benefícios, toda a sua grandeza e compreender que Justiça é um valor humano – de como queremos ser tratados e como podemos tratar aos demais. De como tenho direitos, necessidades e deveres como cidadãos, mas principalmente, como ser humano. Como podemos olhar positivamente para um conflito e transformá-lo; simplesmente porque temos essa capacidade, essa autonomia, esse poder – nós só não sabemos disso.


A Justiça Restaurativa acredita e nos mostra como cada um de nós carrega em si a
sabedoria necessária, essa humanidade da qual temos falado, mas principalmente nos faz descobrir nossas próprias potencialidades – como capacidade de realização, como um conjunto de qualidades, de dons…. E o instituto já traz isso no nome: nós acreditamos realmente que TODOS temos Potencialidades para transformarmos a nós mesmos e ao mundo, por consequência.

E traremos alguns caminhos, por aqui!